Relógio

29.5.11

Pintura em azulejo

PINTURA NO AZULEJO

Um dos projetos que nos foi proposto pela professora Olga foi “Vamos pintar em Azulejo”.
Inicialmente parecia-nos “ um bicho de sete cabeças”, mas com a explicação que nos foi dada e a formação que tivemos, sentimos que éramos capazes de enfrentar este novo desafio, e deitamos mãos à obra.
Primeiro, escolhemos o tema. Depois de serem confrontadas várias ideias, chegamos à conclusão que, uma vez que iria ser construído o novo Centro Escolar em S. Cipriano, seria um boa ideia pintarmos as nossas escolas, no azulejo. Talvez algumas escolas irão desaparecer….
Então, em cada escola, este tema foi trabalhado em área de projecto, numa perspectiva multidisciplinar.
Várias ideias surgiram aos alunos, para a elaboração do painel, mas a que foi mais votada foi realmente a de ser pintada a sua escola. Elaboraram um esboço e depois de todos fazerem o fazerem, elaboramos um novo desenho com os melhores pormenores feitos pelos alunos.
Os meninos do jardim de infância fizeram uns bonecos para orlarem o painel.
Enviámos o nosso desenho à professora Olga e esta, no dia 18 de maio veio à nossa escola, em S. Cipriano, para realizarmos a nossa pintura.
Nós contornámos com lápis de carvão, na janela e depois esfregámos com a mão no azulejo o desenho virado ao contrário.
Todos os alunos do 1º ciclo e jardim-de-infância pintaram, à vez, nos azulejos, com muito cuidado!...
No fim da pintura pronta, os azulejos são colocados na gazete, para serem cozidos num forno especial, chamado mufla.
Quando estiverem cozidos, vai ser elaborado um painel com as quatro escolas do futuro agrupamento. Este painel irá percorrer as escolas que o elaboraram e vão ser convidadas as pessoas da comunidade educativa para o virem apreciar, na semana cultural.
Finalmente, o painel irá ornamentar o nosso Centro Escolar, porque” a minha escola é uma memória viva que me acompanha para onde quer que eu vá… Aqui aprendi: a ler, a sonhar, a somar amigos, a multiplicar alegrias e a dividir afetos, a cantar e a pintar com todas as cores o AMOR”.
Esta frase também fará parte do nosso painel de azulejos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Enviar um comentário